A medicina é uma das profissões mais versáteis na área da saúde. Além das diferentes especializações, o profissional pode optar pelo modelo de contratação que faz mais sentido para a sua carreira, levando em consideração as vantagens de ser PJ médico ou de seguir no regime CLT.
Como um profissional liberal recém graduado, é comum questionar as burocracias que envolvem essa decisão e ter diversas dúvidas sobre o assunto.
Para ajudar a esclarecer essas incertezas e trazer uma luz sobre a questão, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre as vantagens de ser PJ médico, destacando como o modelo funciona, quais são os principais benefícios e como essa escolha impacta na sua cobrança tributária.
O que é um médico PJ?
O profissional de medicina pode decidir atuar tanto como pessoa física, quanto jurídica.
Médicos que buscam ter mais autonomia em seu formato de trabalho e preferem não ter um vínculo empregatício exclusivo com as empresas que prestam serviços, optam pelas vantagens de ser PJ médico para atuar por conta própria.
Portanto, um médico PJ nada mais é que um profissional que optou por abrir sua própria empresa, através de um CNPJ individual (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), para praticar sua especialização com independência, em clínicas particulares, hospitais ou projetos públicos.
Como funciona ser PJ médico?
O modelo de contratação não interfere diretamente na atuação do profissional, mas sim na dinâmica de trabalho e nas questões burocráticas de pagamento e tributação.
Ao preferir as vantagens de ser PJ médico, você passa a receber sua remuneração na conta jurídica criada com o seu CNPJ. Ou seja, o pagamento não vai direto para a sua conta pessoal e, com isso, existe uma separação entre o seu patrimônio particular e empresarial.
Além disso, o profissional que atua como pessoa jurídica pode ter total autonomia ao prestar serviços, simultaneamente, em diferentes lugares e estabelecer contratos de trabalho sem nenhum tipo de mediação.
Vale lembrar também que, para dar conta das questões fiscais deste modelo e usufruir de todas as vantagens de ser PJ médico, é fundamental contar com a ajuda de uma contabilidade especializada, como a Dr. Finanças.
Toda papelada sobre regime de tributação, emissão de notas fiscais e serviços contábeis são feitos online, com a ajuda dos nossos consultores. Você se preocupa com seus pacientes e, nós, com sua burocracia.
Médicos precisam de CNPJ?
Essa pergunta permeia a cabeça de muitos profissionais, especialmente aqueles que estão se inserindo agora no mercado de trabalho.
“Eu preciso abrir uma empresa e ter um CNPJ válido para atuar na minha área de especialização?” A resposta é não. Médicos contratados no modelo CLT, por exemplo, não necessitam desta etapa para terem vínculo empregatício com clínicas e hospitais.
Para deixar essa questão bem clara, a explicação é simples: o uso do CNPJ se aplica apenas para aqueles que decidirem atuar como pessoa jurídica, usufruindo das vantagens de ser PJ médico.
O cadastro permite que os profissionais atuem de maneira autônoma como prestadores de serviços e cumpram com suas obrigações tributárias, como a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe).
Qual o melhor PJ para médicos?
Como pessoa jurídica, é possível decidir entre dois regimes de tributação, de acordo com o que é mais adequado para as suas atividades.
Dentre as opções, você poderá optar pelo Simples Nacional, um dos mais utilizados atualmente. Uma de suas principais facilidades é o pagamento de impostos em guia única ou em parcelas mensais, pela internet.
Apesar da praticidade, é importante observar os valores da alíquota do imposto da tributação, ou seja, o percentual utilizado como base para o cálculo do valor a ser pago. No caso do Simples Nacional, em janeiro de 2018, entraram em vigor novas regras para esses valores. São elas:
- Se no último ano, os gastos com a folha de pagamento de um médico PJ representarem 28% ou mais da receita bruta, a empresa será tributada pelo Anexo III do Simples Nacional, com alíquota a partir de 6%.
- Se no mesmo período, a receita anual for igual ou menor do que 28%, a pessoa jurídica será tributada pelo Anexo V do Simples Nacional, com alíquota a partir de 15,5%.
Outra opção é o Lucro Presumido. Até 2014, este era o único regime disponível para médicos autônomos, atuando como pessoa jurídica.
Nele, os profissionais da área não contam com a mesma praticidade do Simples Nacional para pagar os impostos em guia única, mas encontram outros benefícios relacionados à carga tributária.
O valor varia de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento mensal da empresa, incluindo a alíquota de ISS atribuída por cada município, e pode ser reduzido no caso de sociedades uniprofissionais, quando existem 2 ou mais profissionais de uma mesma categoria profissional.
Se você está se questionando qual é o melhor caminho para contar com todas as vantagens de ser PJ médico, nossa dica é: procure uma contabilidade experiente para analisar qual é o melhor caminho para a sua realidade profissional.
No Dr. Finanças você tem acesso à consultoria especializada na área médica, com estudo de caso para direcioná-lo ao regime de tributação mais adequado em cada cenário.
Vantagens de ser PJ médico
Agora que você já sabe como funciona o uso da pessoa jurídica dentro das atividades do profissional de medicina e quais são os possíveis regimes tributários para esse modelo de contratação, chegou a hora de entender detalhadamente quais são as principais vantagens de ser PJ médico no Brasil.
Oportunidades de trabalho
Em uma área de atuação tão ampla como a medicina, investir em diferentes oportunidades de trabalho faz toda diferença para o desenvolvimento profissional.
Se você é recém-formado, está fazendo residência ou especialização, e já quer começar a se integrar na dinâmica de trabalho dos plantões, é fundamental ter o seu cadastro PJ em dia.
O modelo é um dos principais em clínicas e hospitais, justamente por permitir a flexibilidade da carga horária e a redução considerável dos encargos trabalhistas e burocracias contratuais.
Além disso, outra vantagem de ser PJ médico é a possibilidade de atuação em programas sociais do governo e outros projetos, simultaneamente.
Horários flexíveis
Quem preza pela total autonomia na rotina de trabalho, vê na pessoa jurídica a possibilidade de criar seu próprio calendário de atividades, adaptando os horários às preferências e necessidades da profissão.
Como prestador de serviços, o médico PJ pode montar sua própria grade de atendimentos, estabelecendo os dias e horários adequados para cada função.
Plantões em hospitais, atendimentos clínicos, ações voluntárias: você pode trabalhar em lugares diferentes e construir sua própria rotina, de acordo com seus objetivos de faturamento e evolução profissional.
Melhor gestão financeira
Outra consequência da autonomia oferecida como uma das vantagens de ser PJ médico, é o controle total da gestão financeira e outros aspectos administrativos relacionados à profissão.
Seja no consultório médico, na clínica particular ou até mesmo em uma rotina independente de atendimentos, com o Dr. Finanças você tem à disposição todos os serviços contábeis e fiscais na palma da mão, em uma linguagem acessível e segura para gerenciar seu faturamento.
Oportunidade de empreender
Quem deseja construir sua clínica particular ou desenvolver seu próprio negócio na área da saúde, tem a oportunidade de dar os primeiros passos com a independência oferecida por esse modelo de trabalho.
Dentre as vantagens de ser PJ médico, está a possibilidade de vivenciar diversas dinâmicas de trabalho, atuar em diferentes áreas de serviço e expandir sua experiência profissional, fortalecendo seu lado empreendedor.
Remuneração maior
Com total controle sobre sua agenda de trabalho, é possível administrar os atendimentos e aumentar o faturamento de acordo com seus objetivos ou necessidades.
Você pode, por exemplo, fazer mais plantões em um mês ou agendar mais consultas em uma semana para melhorar sua remuneração.
Taxas de impostos mais baixas
A tributação menor é uma das principais vantagens de ser PJ médico. Como pessoa física, o valor da alíquota do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) pode chegar a 27,50% para os profissionais que recebem mais de R$ 4.664,48 ao mês.
Já no caso dos médicos PJ o valor da tributação pode variar de 6% a 16,33%. Além disso, o INSS aplicado sobre a pessoa física é de 20% sobre o valor recebido e, no caso da pessoa jurídica, apenas 11%.
Vale a pena ser PJ Médico?
Se o que você busca é ter autonomia para desenvolver seu trabalho, a resposta é sim! Como você pode perceber, as vantagens de ser PJ médico são inúmeras.
Para os profissionais que buscam ter um relacionamento direto com seus pacientes em clínicas particulares ou que não querem estar limitados a um vínculo empregatício único, o modelo de trabalho facilita muito a atuação nas mais diversas áreas da medicina.
Como fazer um PJ Médico?
Depois de conhecer os tipos de tributação e saber das principais vantagens de ser PJ médico, o próximo passo é colocar em prática esse modelo de trabalho em sua rotina.
O primeiro passo é abrir um CNPJ médico. Para isso, é preciso determinar quais serão as atividades exercidas e o tipo de empresa que deseja abrir (Sociedade Simples Pura, Sociedade Empresarial LTDA ou Eireli, por exemplo).
Em seguida, o profissional precisa decidir qual será o regime tributário, preparar o contrato social e registrar-se na Junta Comercial da cidade de atuação, fazer a inscrição estadual ou municipal e ainda obter o registro no CRM (Conselho Regional de Medicina).
Os documentos necessários para esse processo são os seguintes:
- Cópia dos documentos RG ou CNH;
- Comprovante de residência;
- Registro de contato inscrito na Junta Comercial;
- Registro da empresa na Receita Federal;
- Certificado Digital para a emissão de notas fiscais;
- Registro no Conselho Regional de Medicina.
Em alguns estados, esse processo pode sair muito caro para o profissional de medicina, especialmente para os recém-formados. Os valores de abertura de empresa podem variar entre R$ 500 a R$ 1.500, sem contar a taxa de registro do CRM
Se você não quer se envolver com toda essa burocracia, nem pagar taxas absurdas, conte com a facilidade de uma plataforma de contabilidade digital e especializada como a Dr. Finanças.
Nós abrimos seu CNPJ gratuitamente, realizamos os trâmites para seu registro no Conselho Regional de Medicina e cuidamos de toda papelada para que você possa focar no seu início de carreira e desenvolvimento profissional.
Quanto ganha um médico PJ?
Como comentamos anteriormente, a autonomia para flexibilizar horários e atuar em diversos estabelecimentos ao mesmo tempo, permite ao médico PJ que administre seus rendimentos de acordo com sua escala de trabalho.
Para ter uma base sobre os valores de remuneração, já falamos aqui sobre quanto ganha um médico recém-formado e qual é a média salarial de algumas especializações.
Resumidamente, caberá a você decidir como pretende atuar em sua área e qual será seu rendimento financeiro mensal. Você pode optar por trabalhar apenas em consultório próprio, em diversas clínicas ou complementar sua renda com plantões em diferentes hospitais.
Quanto um médico PJ paga de imposto?
Uma das principais vantagens de ser PJ médico é ter taxas tributárias menores que profissionais CLT. Como mencionamos anteriormente, a base de cálculo para os impostos nesse formato de trabalho pode variar entre 6% e 16,33%, dependendo do regime tributário escolhido.
Profissionais recém-formados, que pretendem atuar por conta própria, tendem a optar pelo Simples Nacional pela praticidade do sistema e pelo valor dos impostos serem mais compatíveis com a expectativa de faturamento como empreendedor individual.
Já as clínicas formadas por sociedades uniprofissionais, que apresentam faturamento maior, estão mais propensas a optarem pelo Lucro Presumido como regime tributário.
Conclusão
O mercado de trabalho na área da saúde está de portas abertas para profissionais que queiram empreender e atuar de forma autônoma em suas áreas de especialização.
Como comentamos ao longo deste post, as vantagens de ser PJ médico são inúmeras e apresentam benefícios competitivos para quem ainda está em dúvida sobre o modelo de atuação independente ou com vínculo empregatício no formato CLT. Se você está considerando trabalhar como pessoa jurídica, veja como a contabilidade online pode te ajudar a lidar com as burocracias tributárias da sua rotina como médico autônomo.