RM (Residência Médica): Vale a Pena fazer?

Confira se a Residência Médica é ou não uma boa opção para a sua carreira.

Durante a formação em medicina muitas dúvidas surgem: qual especialidade seguir? Abrir ou não um consultório/clínica? Participar do programa mais médicos, é uma boa ideia? Enfim, um leque de questões a serem avaliadas, e ao chegar no final da formação, algumas dúvidas permanecem e novas surgem, e uma delas é: vale a pena fazer RM (Residência Médica)?

Por isso, nesse post iremos te ajudar a avaliar e resolver esse assunto.

Vantagens da Residência Médica

Realizar a Residência Médica não deixa de ser uma opção interessante aos formandos, principalmente pela possibilidade de atuar na área preferida, ou seja, é uma oportunidade de já adquirir experiência na área que deseja se especializar. Aproveitando esse tópico da especialização, vale a pena lembrar também que como médico especialista a remuneração é maior do que a de um generalista. 

E ainda sobre salário, ao terminar a residência em si já aumenta a possibilidade de uma remuneração maior em relação a médicos que optam por não realizar.

Desvantagens da Residência Médica

Pela quantidade de benefícios que a RM oferece, não é surpresa que a prova seja concorrida. Podendo ser considerado uma desvantagem pois se você deseja seguir esse caminho o ideal é que comece a se dedicar aos estudos no mínimo dois anos antes de se formar. 

Outra desvantagem é que apesar de oferecer possibilidade de boa remuneração ao fim da RM, durante o programa, o salário não é muito alto. Além disso, por ser realizada em uma área específica, isso diminui as chances de mudar de atuação após o fim, por isso, é ideal ter certeza em quê quer se especializar.

Como médicos sem RM (Residência Médica) trabalham?

Diferentemente do que muitos imaginam, médicos sem RM podem trabalhar em diferentes ramos da área da saúde. Uma vez que o programa é apenas uma etapa adicional na formação em medicina. Sendo assim, eles podem atuar em seguintes áreas:

  • Clínica Geral ou Medicina de Família;
  • Consultoria e Assessoria;
  • Plantonistas;
  • Saúde Pública;
  • Ensino;
  • Atendimento Domiciliar

Tudo depende da perspectiva de carreira, o que é algo individual. Mas vale ressaltar que não é necessário realizar Residência Médica para se especializar, os médicos podem realizar pós graduação na área desejada. 

O que Médicos com e sem RM precisam saber?

Infelizmente pouco se fala disso, mas uma boa opção para o início de carreira é a abertura do CNPJ. Você pode entender melhor as diferenças entre o Médico PJ e Autônomo em nosso outro artigo. Mas explicando melhor as vantagens do CNPJ, uma delas é a melhor administração da sua vida financeira, já que não usará o seu cpf para receber pagamentos, declarar impostos, emitir notas fiscais, etc. Separar a sua vida pessoal (cpf) da sua profissional, ou seja, você como empresa (cnpj), irá facilitar o seu controle financeiro.

Além disso, nesse regime de trabalho você tem mais possibilidade de contratação, já que muitos hospitais e clínicas só contratam médicos PJ.

E falando em vida financeira, um dado que assusta: Segundo o Medicina S/A, médicos perdem cerca de R$ 1,6 milhão ao longo da carreira, pela falta de educação financeira (principalmente pelo desconhecimento de impostos). E a verdade é que é totalmente compreensível estar um pouco perdido assim que se forma. São muitas burocracias, impostos, dúvidas sobre o desconhecido. 

Qual seria a solução?

Por que não terceirizar todo esse trabalho e ter mais tempo para focar na sua carreira? Essa é a proposta do Dr. Finanças, que te oferece todo suporte necessário para a sua administração contábil. E com qualquer um dos nossos planos, a abertura do seu CNPJ é gratuita. Acesse esta página, coloque os seus dados que entraremos em contato e tiramos todas as suas dúvidas.

Simplifique suas finanças e foque no seu trabalho!

Preencha suas informações abaixo e te direcionaremos para um especialista no whatsapp:

Vamos abrir sua PJ?

Para iniciar essa jornada, precisamos de algumas informações sobre você: